MARCAS DE PRODUTO E DE SERVIÇO - DIFERENÇA
As marcas de produto, serviço, coletivas e de certificação têm diferentes funções e características. Enquanto a marca de produto identifica um produto de uma determinada empresa, a marca de serviço identifica os serviços prestados por uma empresa
Dr. Alex Sandro Ribeiro
4/14/20241 min read
Marca é um sinal visualmente perceptível capaz de distinguir os produtos ou serviços de uma empresa, principalmente, em relação a outros concorrentes. Dessa forma, são consideradas marcas quaisquer palavras, expressões ou letras com caráter distintivo, números, desenhos, imagens, formas, cores, logomarcas, rótulos ou combinações usadas para identificar os produtos ou serviços de uma empresa.
Será Marca de Produto quando estiver em um item ou serviço produzido e oferecido pela empresa para venda no mercado. Uma marca é um conjunto de estratégias desenvolvidas pelas empresas para tornar seus produtos identificáveis entre outros no mercado. Marcas de Produto são usadas para identificar produtos específicos de uma empresa, como a Coca-Cola, por exemplo. Elas são aplicáveis a bens tangíveis, como alimentos, roupas, eletrônicos, etc.
Já as marcas de Serviço são usadas para identificar serviços específicos de uma empresa, como a marca de serviços da Microsoft, por exemplo. Elas se aplicam a serviços intangíveis, como serviços de consultoria, serviços bancários, serviços de reparo, etc